terça-feira, 22 de maio de 2012

Noção de Filosofia



A Física (no sentido moderno desse termo) é a ciência da energia sob suas diferentes formas. Na física, a essência do corpo permanece inalterável, pois os fenômenos físicos não a transformam. Portanto, algo existe que esta ciência não atinge, embora o pressuponha.

A Química é a ciência das espécies químicas e das mudanças que afetam sua estrutura molecular. Mas o átomo, ou qualquer partícula tida temporária e hipoteticamente por ultima divisão de quantidade, ela mesma é sujeita a uma composição ultraquímica, como, por exemplo, de essência e de existência.

A Matemática, que estuda o corpo composta só de quantidade, sem nenhuma qualidade física, deixa por isso muita fora de seu campo.

E deste modo para as demais ciências: todas elas se ocupam tão-somente de um aspecto, de uma parte das coisas em geral, nem tampouco de tudo de todas as coisas. Limitam-se a na determinação de uma parte das coisas. (Na realidade, coisa é sinônimo de ente. Por isso, em vez de coisa, uma linguagem mais perfeita pede o uso de ente.)

Contudo, uma ciência existe que trata de todos os entes e de todas as coisas, e no que eles têm de mais profundo. É uma ciência universal, é a rainha das ciências. E como ela se ocupa do ente em toa sua extensão, e não só de fenômenos, de acidentes como fazem as demais ciências, ela é o fundamento de todas as ciências.

Superiora que é, seu papel é indicar cada uma das ciências seu lugar; dirigi-las, servi-se delas e não servi-las.  Muito bem meus caros, essa ciência é a Filosofia.

Nenhum comentário: